sábado, 21 de julho de 2012

ATCHIM!

É, a semana foi de frio e de muita gente gripada. Eu fui uma das vítimas. Com repouso e um remédio famoso, logo os sintomas foram amenizados. Chego na casa dos meus pais e encontro minha mãe em situação pior. Nem os "trocentos" remédios que ela comprou resolveram, ainda.
Não por acaso, a preocupação com a Gripe A ainda continua. Essa semana, em Maringá, teve tumultuo nos postos de saúde. Ontem, sexta-feira, teve protesto e fila na frente da Secretaria de Saúde. O Ministério destinou 6 mil doses da vacina para a cidade.
Claro que não foi suficiente para uma cidade com mais de 350 mil habitantes. O governo prometeu enviar mais 400 mil doses para o estado, mas, mais uma vez, não vai dar para vacinar toda a população.
Há três anos, durante a epidemia da H1N1, lembro que a vacina foi destinada a grupos e, aos poucos, grande parcela das pessoas receberam a dose. Inclusive eu.
Será que não está faltando organização por parte do governo federal para controlar a doença e evitar mais mortes? Até então, no Paraná, são 760 casos confirmados e 23 mortes.
Organização para destinar verba para a Saúde. Organização na Saúde para a compra de mais vacinas. Organização para destinar essas vacinas às pessoas que são mais suscetíveis à gripe. Organização na distribuição da vacina nos postos de saúde.
Enquanto nada se resolve, continua a preocupação. O medo de frequentar ambientes fechados, o álcool em gel na bolsa e o receio no primeiro espirro.
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário