sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tudo envolve política

Você já percebeu como a política brasileira é movimentada? Nem digo no sentido de trabalho e preocupação com os anseios da população. Movimentada na mídia. Todos os dias podemos esperar surpresas com novos casos de desvio de dinheiro, dança das cadeiras, exonerações de cargos e por aí vai.
Há sete meses à frente do governo, a presidente Dilma já trocou ministros de Ministérios e teve que demitir outros. É começo de mandato e erros aconteceriam. Porém, o que entristece é saber que esses erros poderiam ser evitados.
Aprendi, durante a graduação, que uma das funções da imprensa é ser os olhos da população sobre os políticos. Imagina se cada grupo de pessoas resolve fiscalizar um político. Não daria certo. Por isso que os jornalistas têm essa missão.
Cada fraude, cada desvio de verba deve ser de conhecimento público. Recentemente, vimos Palocci sendo "demitido" do cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Mais recente, ainda, foi o caso do Ministério dos Transportes.
Um suposto esquema de superfaturamento em obras, que envolviam servidores do Ministério, forçou a saída de Alfredo Nascimento (PR-AM) dos Transportes. A crise afetou outros funcionários envolvidos nos esquemas fraudulentos. As bombas continuam estourando a cada dia.
Triste é ver que dois grandiosos eventos se aproximam e a tendência é que nosso dinheiro suma. Estádios, aeroportos, um suposto trem-bala, infraestrutura rodoviária. Tudo isso atrasado e sem condições de receber turistas de todo o mundo.
Será que estará tudo pronto a tempo? Será que pagaremos caro pelos atrasos, como aconteceu no Pan do Rio, em 2007? É esperar para ver.
Abaixo, um vídeo sugestivo, que vi pela primeira vez na sala de aula, no cursinho pré-vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário