quarta-feira, 15 de junho de 2011

É hora de voltar para casa

Há alguns anos era o sonho de muitas pessoas. Hoje, parece que o caso é o contrário. Quem foi para os Estados Unidos já planeja a volta. Pelo menos é isso que mostra a reportagem do Flávio Fachel.
Acredito que muitos de nós já sonhamos em morar em outro país, com outros costumes, outro idioma e pessoas diferentes. Além disso tudo, tem o diferencial: dinheiro fácil. É, nem tão fácil assim. Às vezes o pessoal se submete a trabalhos braçais, mesmo sendo graduado em algo totalmente sem ligação.
Mas com a crise financeira mundial, os empregos foram se tornando mais escassos. Hoje, o índice de desemprego nos Estados Unidos beira os 10%. No Brasil, sobram vagas na construção civil, nas indústrias e nas fábricas têxteis.
A reportagem do correspondente da Globo mostra um pedreiro que já planeja a volta. Ele faz bico como empacotador de móveis. As agências de viagem estão lucrando, também. O "problema" é que as pessoas só estão comprando a passagem de ida - no caso, volta.
Analisando toda essa situação, têm uns pontos positivos. Entre eles, a experiência conquistada fora da terra-natal, os móveis comprados lá e o pouco dinheiro que sobrou. É complicado largar tudo que foi conquistado e voltar embora. Mas, nada como estar com a família e seguro financeiramente falando.

Um comentário:

  1. A gente tem esse sonho americano. Sem dúvida parece ser um paraíso. Esses tempos eu li algo sobre muita gente estar saindo do nordeste americano, que é saturado, para outras regiões que eram mais "pacatas". Além dos brasileiros, os próprios gringos estão "rebolando".

    ResponderExcluir