domingo, 29 de maio de 2011

Série mostra situação das universidades

Desde que comecei a graduação, me habituei a assistir o Jornal da Globo como principal telejornal para me informar. Eis que é raro um dia que eu não o assista. Chego da aula e ligo a TV à espera das boas reportagens que sempre são exibidas.
Nesta semana, logo na segunda-feira, foi apresentado o início de uma série de reportagens com o repórter Rodrigo Alvarez. O tema: Universidade: a chave do futuro.
Percorrendo o Brasil, o jornalista mostrou a situação de universidades tradicionais, como federais e estaduais, importantes para a formação de profissionais nas regiões em que estão localizadas.
Com o apoio do colunista da Veja e economista especializado em educação Gustavo Ioschpe as reportagens apontaram as falhas na aplicação de fundos para o terceiro grau. Além de Ioschpe, outros especialistas foram ouvidos e dados foram confrontados.
Além da precariedade de algumas instituições públicas, foi apresentada a situação das particulares, que hoje abriga a maioria dos universitários do país. Outro ponto importante comentado durante a semana é que nas universidades gratuitas, só a mensalidade que não é paga, mas o estudante deve arcar com outras despesas.
Essa série só acrescentou informações a uma outra série apresentada no mesmo telejornal, em fevereiro, sobre o mercado de trabalho. Mais uma vez, os produtores e repórteres envolvidos estão de parabéns pela qualidade do material.
Se você quiser assistir às reportagens, elas estão disponíveis no site do Jornal da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário