terça-feira, 17 de maio de 2011

Quem viu, viu

Aparentemente, sem muita polêmica, o edifício São Vito foi demolido, em São Paulo. Estava fazendo um passeio por diversos blogs na noite deste domingo (15) e me deparei com esse vídeo abaixo. Nele, mostra a demolição de um dos prédios mais famosos da capital paulista.
Em Maringá, quando tomaram a iniciativa de demolir a antiga rodoviária, houve o maior estardalhaço. Protestos e processos judiciais não impediram que o prédio viesse a baixo. Mas, quando vi que o São Vito havia rumado para o mesmo fim, me surpreendi.
Não tinha visto nada a respeito, nenhum protesto, nada. Fiz uma busca nos sites noticiosos e descobri que a "obra ao contrário" começou em setembro de 2010 e terminou recentemente. Talvez, a falta de protestos seja porque o prédio foi desabitado ainda em 2004.
São Vito era um dos  maiores - se não o maior - cortiços verticais do Brasil. Depois de ser desativado, as famílias sem lar se abrigaram lá. Quando estive em São Paulo, em 2008, fiz a foto que ilustra esse texto. Na época, me apresentaram tal construção como "Treme-treme".
Com os entulhos do São Vito, recapearão ruas de São Paulo, evitando o depósito dessas toneladas de concreto e tijolos em beiras de rios e terrenos baldios. Existem projetos de revitalização do local, que fica bem ao lado do Mercado Municipal. É mais uma memória que foi apagada para dar espaço à modernização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário