quarta-feira, 16 de março de 2011

Meu dono de estimação - A obsessão

Desde que veio para esta família, Zoe Cristina Primeira, do país das Cristinas, demonstra um apreço, um amor, um desejo sem fim, quase uma obsessão, por uma samambaia plantanda num xaxim, que fica no quarto de TV.
A planta já teve dias de glória! As raízes bem fincadas na terra adubada, a folhagem encorpada, densa, caindo xaxim a fora. Até experimentar, ou ser experimentada, pelos dentes de leite da pequena peralta. Lua Maria nunca deu bola para a samambaia. Prefiria roer rodapé de madeira durante a troca de dentinhos. Mas Zoe não perde uma chance de mastigar as folhas verdes, cavar o xaxim e sair com pedacinhos da raiz na boca.
Quando ela fez isso pela primeira vez, eu a outra mãe, e o irmão humano achamos engraçadinho, demos risada. Depois, raiz e terra espalhadas pela casa, entregando novos ataques à planta, vieram as broncas, a repetição de "não pode, não pode,não pode...".
Uns ataques a mais e inventamos de fechar a porta do quarto de TV. Mas, é difícil manter uma porta dentro de casa sempre fechada. Os telefones fixos tocam nesse quarto, e a gente sempre lembra de pegar alguma coisa que está no armário... quando vemos, a porta ficou aberta e Zoe Cristina está se deliciando com uma salada de samambaia salpicada de raiz de xaxim. A obsessão da criatura é tamanha que parece até que ela fica de guarda e ao menor descuído, ela passa invisível por nossas pernas e fica no quarto, com a porta fechada.
Outro dia, ouvimos um chorinho de Zoe Cristina aprontando, que vinha de longe. Lua Maria nervosa... cadê a criatura? Até que a encontramos trancada no quarto de TV, sobre o xaxim. Ela, não contente de destruir a planta por baixo, subiu no xaxim e não conseguia descer.
Fiquei pensando sobre os efeitos alucinógenos de xaxim e samambaia no organismo de cachorro pequeno e orelhudo. Pela insistência de Zoe o negócio deve dar "barato".
A conclusão é que ela acabou com nossa plantinha. Deu conta. E como diz a cultura popular que "vestimenta de cabloco é samambaia", deve ter aqui em casa um caboclinho pelado se escondendo atrás dos sofás,viu?! Acho que por isso que dona Zoe Cristina sempre late para o nada, como se visse fantasma... ou, ela ainda está na "viagem" do xaxim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário