quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hoje é dia de Maria

Você já parou para perceber como a música brasileira tem muitos nomes fortes? Maria Rita, Maria Gadú, Roberta Sá, Vanessa da Mata são alguns nomes que podemos citar de cantoras famosas e que já emplacaram canções em novelas globais.
Mas algo me intrigou na capa da Ilustrada da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (23). A reportagem conta a trajetória de Maria Gadú, desde quando escreveu Shimbalaiê, com dez anos, até o seu novo disco, hoje, com 24 anos.
Na reportagem, tudo bem. A cantora afirma que não vai levantar bandeira de homossexualidade porque ela não quer restringir seu público aos homossexuais. Certa ela. Mas a opinião do  Ivan Finotti é que me deixou encabulado.
Ele começa alfinetando a artista por ter trocado seu nome de Mayra Corrêa Aygadoux para algo mais simples e fácil de ser lembrado. Mas, Zezé di Camargo não tem esse nome, não é Mirosmar? Não é de hoje que os artistas trocam seus nomes para algo de fácil escrita e memorização.
Mas o que mais me chamou atenção na crítica foi ele citar a música Shimbalaiê como sinônimo de "criancês", comparando o estilo musical ao LP "Xou da Xuxa 3". Tudo bem que a letra da música não é a melhor, mas para uma criança de dez anos ter escrito, concordo, é melhor do que Tchubaruba da Mallu Magalhães.
Porém, Ivan, Maria Gadú não se restringe a Shimbalaiê. Tudo Diferente, Linda Rosa, Encontro, Laranja, Bela Flor são algumas das mais famosas. Claro que as pessoas que não se interessam pela cantora, param no Shimbalaiê e não vão atrás das demais. Eu fui atrás, ouço, gosto e defendo.

Um comentário:

  1. fiquei muito ENFURECIDA com as criticas da "Folha de São Paulo" a respeito de Maria Gadu. criticaram o nome,por nao ter acento no 'u',gente alguem ai se ver o acento fala GÁdu? ou então CÁfe?é natural d quem fala!o que quer dizer OXÍTONA e para que serve? falaram q ela é uma cantora comum, se até Caetano já se rendeu à potencia da voz da m~ça, quem é Marco Aurélio Canônico e Ivan Finotti para fazer essas criticas?falaram mal até dos convidados da cantora..essas pessoa acham que por trabalharem em jornais, são os portadores da sabedoria universal e podem sair escrevendo m@&#@..lixo são os funks que ouvimos nos carros de som no volume maximo nas ruas e ai pergunto: alguem pode fazer alguma coisa??tem quem goste.GOSTO È COMO ...

    ResponderExcluir